Período de estiagem chegou mais cedo e afeta regiões como a Amazônia e o Pantanal. Mudança no clima é causada por uma série de fatores, começando pelo aquecimento global.
Condições de seca tornaram-se mais perceptíveis e frequentes após década de 1990
Dados exclusivos mostram que de maio a agosto, 16 estados e o Distrito Federal nunca enfrentaram uma estiagem tão severa desde os anos 80.
Projeto da Codevasf e Defesa Civil do Piauí capacita comunidades ribeirinhas em sete municípios para prevenir desastres como enchentes e temporais.
Segundo especialistas, Brasil não conseguiu se recuperar da seca de 2023 e estiagem está mais intensa e extensa pelo país.
O objetivo do sistema é informar imediatamente tanto a população quanto as autoridades sobre possíveis catástrofes.
Com 69% de probabilidade de formação até setembro, o La Niña promete trazer chuvas acima da média ao Norte e Nordeste
Os temporais, que já resultaram em 163 mortes no Rio Grande do Sul, deixaram 178.160 alunos fora das salas de aula na rede estadual
Acumulados de até 100 mm previstos no norte do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, com risco de enchentes e deslizamento
Especialistas alertam sobre a importância do investimento em serviços meteorológicos para alertas antecipados.
De acordo com a Climatempo, dois fatores adicionais contribuem para o retorno das precipitações: um fluxo de umidade da Amazônia e condições instáveis na atmosfera
Com afastamento da massa polar, temperaturas voltam a subir no Sudeste e em partes do Centro-Oeste
No total, 616,9 mil pessoas precisaram sair de casa no Rio Grande do Sul. São 147 mortes e 127 desaparecidos
No sul do estado, a situação também preocupa nas proximidades da Lagoa dos Patos, que recebe as águas do Guaíba. As cidades de Pelotas e Rio Grande estão enfrentando alagamentos.
Especialistas dizem que, "com essas chuvas, a gente tende a voltar acima dos 5 metros"
As fortes chuvas do Rio Grande do Sul deixaram 116 mortos até as 12h desta sexta-feira (10). O número pode crescer nos próximos dias, uma vez que há 143 desaparecidos.
O aumento significativo do volume de água é resultado das intensas chuvas concentradas da semana anterior, que superaram o volume esperado para todo o outono em apenas quatro dias
Pessoas expostas podem contrair leptospirose, hepatite A, gastroenterite viral e bacteriana, além de parasitoses intestinais.
O governo federal está intensificando esforços para lidar com a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. Listamos as ações do governo desde o dia 30 de abril.
O desabamento foi registrado no bairro Vale do Gavião. Apesar do susto, não houve feridos
A chuva intensa também resultou em uma significativa atividade elétrica na região, com mais de 3.107 raios contabilizados na Grande São Paulo.
O Inmet também destacou o alto risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas
Brasil enfrentou um cenário alarmante de desastres socioambientais.
Pela primeira vez, o Brasil encerrou um ano com mais de 1.000 ocorrências de desastres naturais. Manaus (AM) lidera o ranking das cidades mais afetadas, com 23 ocorrências
A intensidade da chuva foi significativa em um curto período, resultando em alagamentos em diversas áreas na madrugada desta quarta-feira (17)